domingo, 30 de outubro de 2016

Filha da floresta


Por Leticia (Luthy) Sena


Resultado de imagem para filha da floresta

Sabe aquele livro que você começa a ler, mas de início não da muita coisa pela história e acaba se surpreendendo completamente com o enredo? Essa foi a belíssima surpresa que tive com o livro Filha da floresta da autora Juliet Marillier. Baseado num conto germânico, com cara de conto de fadas, mas narrado de uma forma extremamente envolvente, a obra conta a história de Sorcha, a jovem sétima filha de um senhor feudal irlandês de nome Collum. Este se casa com um ser sobrenatural que se apresenta sobre a forma de uma bela dama chamada Lady Oonagh, mas que na verdade tem intenções bastante perversas em relação a família.
Sorcha tem uma relação bastante próxima de seus sete irmãos e faria tudo para vê-los felizes, porém estes são amaldiçoados por Lady Oonag e condenados a viver sob a forma de cisnes, detalhe que intensifica o clima de conto de fadas da história.
Resultado de imagem para cisnes voando
Guiada pelos Seres da floresta (segundo a tradição desses povos seriam os Thuatha de Danann), a jovem descobre que para livrar seus amados irmãos de tal feitiço deveria tecer seis camisas, uma para cada irmão, usando como matéria prima uma planta espinhosa típica da região, e guardar silencio enquanto não vestisse cada um dos irmãos com estas vestes.
Resultado de imagem para Tuatha de Danann

A partir daí a história se desenrola de maneiras extremamente surpreendentes e dolorosas. A garota passa muito tempo isolada na floresta em seu doloroso e árduo trabalho, e apesar disso tendo que lidar não apenas com a solidão, mas também com a crueldade dos homens, mas a história não se limita a isso, muitos acontecimentos levam a menina a terras distantes e fazem do inimigo de seu povo, seu maior protetor. Além da família, uma das coisas que Sorcha mais ama, valoriza e se esforça por cuidar é o seu lar Sevenwaters, que na verdade é a terra que da nome a essa linda saga.
Resultado de imagem para arvore celta
Uma narrativa viciante que junta a cultura celta, bretã e o surgimento do cristianismo na Europa e te fazem esquecer que o primeiro livro tem quase 600 páginas.
A história que inicialmente foi lançada como trilogia aqui no Brasil, conta na verdade com seis livros, porém apenas quatro já foram lançados em terras tupiniquins pela Butterfly editora, os outros tem apenas a promessa de lançamento.
Resultado de imagem para sevenwaters
Fonte
Pelo pouco que li do segundo livro (Filho das sombras) o resto da obra aborda os filhos de Sorcha e futuros herdeiros de Sevenwaters, mas tenham certeza que se o segundo for tão maravilhoso quanto o primeiro vai receber uma resenha aqui também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário