segunda-feira, 4 de abril de 2016

Batman Vs Superman: A Origem da Justiça. Vale ou Não a pena?

By Michel Zaneli


Olá amigos e amigas que acompanham o 42 Balrogs, como de praxe não poderíamos perder a oportunidade de falar um pouco do tão comentado filme Batman vs Superman: A Origem da Justiça, então bora para a pergunta: VALE OU NÃO A PENA gastarmos nosso suado dinheirinho no cinema? 

Muitos de vocês leitores e leitoras assim como eu estávamos ansiosos para ver este filme deste seu anúncio, mesmo com a polêmica contratação do ator Ben Affleck no papel do Cavaleiro das Trevas e um Lex Luthor um tanto quanto novo e diferente para os padrões das histórias em quadrinhos da DC Comics, o filme era aguardado com trailers e mais trailers enchendo nossos corações de expectativas e ansiosidade. 

Para quem não sabe o filme é uma sequência direta do incrível Homem de Aço (Man of Steel, 2013) do diretor Zack Snyder, que na minha opinião, é um dos melhores diretores de filmes baseados em histórias em quadrinhos com um longo currículo que vai de 300 e sequência, Watchmen e o Sucker Punch: Mundo Surreal. Ele tenta trazer o lado mais "hq" possível para as telonas sem demonstrar que é só algo exclusivo de crianças, coisa que na minha opinião deixou de ser desde os anos 90 passando a valorizar temas sobre a psique, caráter e ideais sócio-políticos.

Voltando ao Homem de Aço, temos nele um recapitulando da origem de Kal-El e a destruição de seu planeta Krypton. Depois vemos ele investigando seu passado e descobrindo qual a sua utilidade para o planeta no qual foi enviado por seu pai. Ele só não contava com a vingança do General Zod e seu sonho de reconstruir Krypton no planeta Terra. Não entrarei em muitos detalhes, mas Superman será a chave para o plano maquiavélico de Zod (bem óbvio, mas tudo bem). O que ficou interessante no filme e a grande sacada foi as mensagens subliminares da futura continuação do filme e quais personagens surgiram no futuro longa, como por exemplo, o logotipo da indústria de Lex e o satélite de Bruce Wayne, causando um alvoroço por muitos fãs. 

Capa do filme Man of Steel (Homem de Aço, 2013)
Com todas essas mensagens coisa boa viria por ai. E ela chega quebrando muitos paradigmas de filmes em histórias em quadrinhos. Em 2016 recebemos Batman vs Superman: A Origem da Justiça, e nele a continuação da luta de Superman em tentar compreender qual seu papel para a humanidade. A introdução do Bruce Wayne é impecável, ficou tudo muito bem organizado sem necessitar de ficar aprofundando no personagem e seu trauma de infância, coisa já muito manjada. O ator Ben Affleck ficou incrível, para muitos e até pra mim, o melhor Batman já representado no cinema, lembrando muito o dos games da série Arkham.

Na trama vemos Lex Luthor louco em querer apresentar o quanto Superman pode ser prejudicial para a sociedade, sendo um símbolo da trava da capacidade humana de querer evoluir mesmo sabendo que a humanidade nunca conseguirá, pois vivemos com um alienígena capaz de voar, ter superforça e nós aqui limitados a sentir fome, cansaço e as diversas limitações do corpo humano. 

O ponto positivo do filme fica também a cargo de mostrar realmente o que acontece quando há um embate de heroi contra vilão, porque ficaram muitos mortos durante o confronto de Superman e Zod e mesmo assim muitos filmes no geral sempre mostram aquela impressão de "ok, destruíram uma cidade inteira mas não houve nenhum acidente ou morte" e é através desse evento entre Kryptonianos que Bruce Wayne pega uma raiva tremenda do Superman, dando origem ao título do filme.

Outro exemplo desse paradigma, é que o filme tem muita mensagem sublimar pra quem é fã de carteirinha da DC Comics vai entender logo de cara, achei isso positivo, já muitas pessoas que vi na internet foram ao contrário, esperavam um filme com mais explicações e detalhes mínimos de coisas que nós fãs já sabemos diariamente, mas isso fica a critério de cada um. 

Interessante também é a participação da Mulher-Maravilha no longa, ficou fiel a personagem, sem contar também nas pequenas aparições dos futuros integrantes da Liga da Justiça. Não posso deixar de esquecer o inimigo master do filme, o Apocalypse. Muitos não gostaram do visual dele, mas parem pra pensar no seguinte: ele não é o verdadeiro Apocalypse, é só o corpo do morimbudo Zod, e a produção do filme teve que manter pelo menos uma pequena semelhança com o ator. 

O ponto negativo, na minha opinião, é o personagem Lex Luthor. Esqueça aquele Lex das Hqs e das animações e se prepare para um novo Lex, com uma personalidade estranhamente "única". No filme ele até condiz com a trama mas não tem semelhança alguma com a mente sombria do Luthor original, isso achei que poderia ter sido bem melhor trabalhado. 

Lex Luthor e Apocalypse.

O veredicto do filme é bem claro, vale muito a pena sim assistir, do começo ao fim vai agradar muita gente que é fã da DC Comics que esperava este incrível universo da hq tomar forma no cinema. As futuras sequências prometem muita cosia boa, o filme apesar de jogar muita informação na cara de desavisados, ele revoluciona tendo muitas citações das clássicas histórias dos nossos personagens e inova no roteiro, conseguindo unir os três mitos da editora e apresentar novas ideias para o cinema.


Vale muito a pena a conferida galera, um grande abraço a todos e espero que tenham gostado.

Até mais!     

Nenhum comentário:

Postar um comentário