quarta-feira, 30 de março de 2016

Análise do jogo Kirby's: Return Dreamland (Nintendo Wii)

By Michel Zaneli


Não sei você caro leitor, mas sempre que vejo a pequena bolota rosa com seu sorriso carismático, ou com aquela cara de fúria em qualquer tipo de anúncio, automaticamente um sorriso contagiante e nostálgico toma conta de mim. E este sentimento não deixou de ser diferente assim que adquiri Kirby's: Return Dreamland para o Nintendo Wii, jogo lançado em 2011.

Já de começo ele agrada pela quantidade de novidades, como a possibilidade de jogar com até quatro pessoas no cooperativo, podendo escolher entre Kirby, King Dedede, Meta Knight e Waddle Dee, ou podendo optar por jogar com quatro Kirby’s simultaneamente, com uma diversidade gigantesca de poderes a sua escolha. O controle se encaixa muito bem durante as dezenas de fases espalhadas no game, fazendo bom uso de todos os botões do WiiRemote para realizar os combos do personagem.
Modo cooperativo com até quatro personagens: Kirby, King Dedede, Waddle Dee e Meta Knight.

Ou se preferir jogue com quatro Kirby’s e se prepare para os diversos combos que os poderes dos inimigos possam oferecer.

A história é interessante e segue a premissa de sempre da série, Kirby e companhia estão caminhando tranquilamente quando se deparam com a queda de uma nave em forma de barco vinda através de uma fenda espacial. Durante a queda ela vai se despedaçando e após atingir o solo Kirby e seus amigos vão investigar o acontecido, e conhecem o simpático alienígena Magolor que implora por ajuda para reaver as peças da espaçonave, e cabe ao nosso pequeno, redondo e queridíssimo ser rosado aceitar a honrosa missão.
O jogo é dividido em sete mundos, sendo que cinco deles se passam na terra de Kirby e os outros dois se passam em Halcandra planeta no qual o alienígena vive. Cada um deles tem sua característica e dificuldade própria, sendo muito bem montado com inimigos que beiram a “fofura extrema” a ponto de dar pena de engoli-los ou destruí-los. Todos eles após serem sugados pelo Kirby dão poderes para você progredir no game. E por falar nisso Kirby agora tem novos poderes, o primeiro é sugar mais de um inimigo ou objeto para cuspir destruindo tudo pela frente agitando o controle WiiRemote. E o segundo é sugar inimigos especiais dando maior força para Kirby derrotar dezenas de monstros ou quebrar as fendas que aparecem durante o jogo.

A grande novidade do game fica por conta das novas habilidades de Kirby adquiridas quando engole inimigos especiais. Danos mais fortes e destruição de cenários são fundamentais para encontrar as peças da nave de Magolor.

A trilha sonora beira à nostalgia com temas clássicos dos jogos anteriores e também a inclusão de novas músicas para ambientar o novo mundo a ser descoberto, e elas são tão boas que você consegue decorar de imediato e fica cantarolando o dia inteiro. O número de extras ajuda a manter o fator replay do game, com mini-games sendo desbloqueados de acordo com o progresso da aventura e após finalizar o modo história você pode tentar adquirir todas as peças para desbloquear os challenges com sistema de ranking para testar sua habilidade. O modo Hard também é habilitado após o final da aventura de Kirby, com o aumento de dano e a diminuição dos itens para recarregar a barra de vida, um prato cheio para aqueles que adoram ser desafiados.
Apesar de ser um jogo com um dos personagens de maior reconhecimento e carinho por parte de milhares de gamers, o lançamento do jogo não recebeu o devido respeito por ter acontecido nos últimos anos de vida do Nintendo Wii, o que trouxe sérias conseqüências como a dificuldade em encontrar uma mídia física com um preço acessível, virando item de colecionador. Infelizmente, tudo isso acarreta na procura de cópias piratas ou downloads ilegais do game.
Uma boa forma de reverter este pequeno desastre foi o anúncio do lançamento do game na versão digital para Nintendo WiiU, dando a oportunidade para muitos fãs experimentarem esta aventura enriquecedora no novo console. Mesmo assim, para nós brasileiros isso não será realizado já que a Nintendo ainda não reverteu sua complicada situação de distribuição de games, não havendo uma representante de vendas da Big-N e a existente dificuldade de taxar e transferir nossa moeda para a conta da loja virtual da empresa são problemas que dificultam nosso acesso ao jogo.
Por fim, recomendo a todos vocês que joguem Kirby's: Return Dreamland não apenas por ser um clássico no Nintendo Wii, mas por ser incrível do começo ao fim, cheio de reviravoltas em sua trama e com um número muito grande de extras que fará você e seus amigos jogarem e rejogarem por dezenas de horas a fio. Então tirem a poeira do seu console e boa jogatina!

Nenhum comentário:

Postar um comentário