segunda-feira, 14 de março de 2016

And then there were none

Inglaterra, 1939. Oito pessoas completamente desconhecidas entre si recebem correspondências do Senhor e Sr.ª Owen, convidando-os à Soldier Island, ilha na costa sul de Devon onde uma festa seria dada para amigos em comum de alguns convidados, já a outros, é requisitada a prestação de serviços profissionais. Na data marcada, os oito estranhos dirigem-se à ilha e encontram o casal de criados dos Owen, Senhor e Sr.ª Rogers, que os informam que os patrões, devido a um contratempo, não estarão em casa para recepcioná-los, mas que deverão estar de volta muito em breve. Após estabelecerem-se em seus quartos, todos encontram-se à mesa para o jantar, após o qual uma estranha gravação vinda de um gramofone nomeia todos os presentes – inclusive o casal de criados – acusando-os de crimes cometidos no passado, pelos quais passaram impunes. 

Indignados e amedrontados pelo que acabaram de ouvir, a vontade de deixar a ilha o mais breve possível torna-se unânime. Porém, o único modo de voltar ao continente é através de um barco, que vem todas as manhãs para trazer provisões para a mansão de Soldier Island, mas que encontra-se impossibilitado de chegar ali devido ao mau tempo, o que deixa as dez pessoas presas na ilha sem poder sair ou pedir ajuda enquanto algo ou alguém faz a justiça cair sobre eles conforme um misterioso poema afixado no quarto de cada um. Conforme os assassinatos vão ocorrendo, fica evidente que um deles é o responsável e o medo e a desconfiança tornam-se cada vez maiores.


And then there were none – algo como “E então não sobrou nenhum” – é uma minissérie em três capítulos produzida pela BBC, que foi ao ar no fim de 2015; a trama é baseada no livro Ten Little Niggers, de Agatha Christie, publicado originalmente em 1939. O nome pode parecer familiar aos amantes da literatura devido à recente discussão sobre seu título ser ou não preconceituoso – devido à palavra nigger, termo pejorativo usado para designar indivíduos de etnia negra. Não entraremos nesta discussão aqui, pois destoaria do propósito desta postagem, mas a própria equipe por trás da série decidiu substituir o termo por soldier. Pense sobre. 

Alguns rostos conhecidos do público encontram-se entre os atores, como Sam Neill, nosso querido Alan Grant de Jurassic Park, e Aidan Turner, o não tão querido Kili de O Hobbit. (É uma série inglesa, então você provavelmente já viu todos eles em alguma outra série/produção inglesa...) A tensão e o mistério se fazem presentes desde os primeiros minutos do primeiro capítulo, e só aumentam conforme a história avança e os personagens se desesperam para salvar suas vidas e descobrir quem é a mente por trás dos meticulosos e assustadores eventos de Soldier Island. Uma das tramas mais aclamadas da Dama do Crime encontra uma angustiante adaptação, impossível de se largar, recheada de mistério, horror e da pior faceta do ser humano.


4 comentários:

  1. Muito interessante essa proposta. Principalmente por ter poucos episódios e não ter uma história prolongada. Sou um fã da Agatha Christie e irei assistir mas infelizmente quase todas suas obras que foram adaptadas para a televisão, deixaram muito a desejar. Muito bom esse artigo. Parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Vinicius! Obrigado pelo comentário!

      Concordo com você! O fato de serem somente três episódios é um ponto muito positivo da série.

      Essa história mesmo teve diversas outras adaptações, mas são bem difíceis de encontrar. De todas as adaptações que eu assisti de obras da autora, esta foi a que mais gostei. Realmente a maioria deixa muito a desejar. Espero que goste da série. Sinta-se à vontade para voltar aqui e dizer o que achou! :)

      Obrigado mais uma vez pelo comentário e pelos elogios, e fique de olho pois teremos muito mais coisas bacanas pipocando por aqui!

      Até mais!!
      Felipe Loureiro.

      Excluir
  2. Ótimo texto. Estou muito interessado por essa proposta, sou um grande admirador da Agatha Christie mas tenho que admitir que todas as adaptações de suas obras deixaram a desejar, porém,irei assistir a série. Parabéns pelo texto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito triste ver adaptações ruins de coisas bacanas, mas acho que você vai curtir essa. Achei uma adaptação digna, ainda mais por se tratar de uma história diferente da clássica história de detetive, onde alguém morre e há uma investigação para encontrar o culpado. Aqui a situação é muito mais tensa e complexa. Vale muito a pena.

      Obrigado pelo comentário e pelos elogios, e fique ligado que ainda teremos várias indicações legais por aqui!

      Até mais!!
      Felipe Loureiro.

      Excluir